Iniciativa envolve bares e restaurantes do Sítio Histórico e busca minimizar impactos ambientais durante o Carnaval
O descarte inadequado de óleo utilizado em frituras e cozimentos representa um sério risco ambiental. Para reduzir esses impactos, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda anunciou, nesta quarta-feira (12), uma parceria com donos de bares e restaurantes do Sítio Histórico e a empresa ASA Indústria e Comércio de Coleta de Óleo.
A ação tem como objetivo promover a coleta sustentável do óleo de cozinha, especialmente durante os dias de prévias e o período oficial do Carnaval de Olinda.
Como funcionará a iniciativa?
Até sexta-feira (14), os estabelecimentos participantes receberão recipientes de 50 litros para armazenar o óleo usado. Além disso, serão distribuídos kits de higiene e limpeza, contendo sabão em pó e detergente lava-louça. Para reforçar o compromisso ambiental, os locais que aderirem à iniciativa receberão um selo de Coleta Sustentável.
Os empreendedores que atuarão no Carnaval também serão incentivados a aderir à coleta, ampliando o impacto positivo da ação.
Impacto ambiental e contribuição social
A iniciativa possui duplo impacto: além da preservação ambiental, parte dos valores arrecadados com a reciclagem do óleo coletado será revertida para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), contribuindo para projetos sociais e de saúde.
O descarte irregular de óleo é altamente prejudicial ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Dessa forma, medidas como essa são fundamentais para reduzir riscos ambientais e evitar crimes ecológicos associados ao despejo inadequado dessa substância.
A parceria reforça a importância de ações coletivas para um Carnaval mais sustentável, incentivando práticas responsáveis entre comerciantes e foliões.