Cada ato de consumo causa repercussões na economia, em sua própria vida e também no meio ambiente. Portanto, é fundamental adotar consciência tanto ao adquirir quanto ao descartar produtos.
Você já teve conhecimento do Dia da Sobrecarga da Terra? Essa data marca o momento em que a humanidade utiliza mais recursos do que o planeta consegue regenerar em um único ano. A Global Footprint Network estima que este ano o Dia da Sobrecarga ocorra mais cedo, em 1º de agosto.
Essa situação ameaça a vida no nosso planeta e uma das maneiras de combater isso está ao nosso alcance: é o consumo consciente. Para entender a relevância das nossas escolhas, é essencial compreender que todo ato de consumo gera impactos na economia, na nossa vida e no meio ambiente. Por isso, é fundamental adotar uma abordagem consciente ao comprar e descartar produtos.
Se você deseja saber como se tornar um consumidor consciente e contribuir para a sustentabilidade do planeta, não pode deixar de ler as dicas abaixo:
- Desenvolva o hábito de planejar, criando listas para evitar compras impulsivas.
- Reflita antes de comprar, conheça suas necessidades profundamente e atenda-as de maneira responsável.
- Ao fazer compras, leve em consideração a origem dos produtos, os impactos ambientais, na sua saúde e na dos animais.
- Dê valor ao trabalho nacional, regional e aos pequenos produtores. Evite produtos piratas ou contrabandeados.
- Adote o princípio de que “comprar melhor é comprar menos”. Avalie preço e qualidade dos produtos, sem se deixar influenciar apenas pela marca.
- Opte por produtos que não se tornarão descartáveis logo após saírem de moda. Pense em um guarda-roupa mais sustentável e duradouro.
- Compartilhe o conceito de consumo consciente, converse com as pessoas sobre pequenos gestos que podem contribuir para a mudança e faça sugestões a marcas e empresas.
- Reivindique ações por parte do governo e participe de iniciativas que promovam o consumo consciente e a sustentabilidade.
- Reutilize e recicle! Use sua criatividade para dar novos propósitos a materiais que seriam descartados. Tenha responsabilidade ao descartar o que não pretende reutilizar.
- Reduza! Recuse sacolas e canudos de plástico, por exemplo, e dê preferência a produtos com menos embalagem.